Se você é leitor assíduo de nosso blog já sabe que falamos muito sobre a importância de ter uma boa apresentação dos seus produtos. Mas, acima de tudo, é preciso que seus rótulos e etiquetas sejam de qualidade, inclusive para garantir a segurança e a durabilidade dos materiais. E a pergunta que fica é: você sabe qual é a melhor matéria-prima para o seu rótulo?

Tipos mais comuns de rótulos

Para cada embalagem e produto, existe uma infinidade de materiais que podem compor os rótulos. Em outras palavras, o principal cuidado no momento da escolha é identificar qual material se adapta melhor às condições da embalagem e, a partir disso, fazer a melhor escolha.

Plástico

Muito comum em embalagens de alimentos e bebidas, como nas garrafas pet de refrigerante, o plástico é um material que pode ser encontrado em uma forma mais rígida ou maleável nos rótulos.
Ele geralmente é usado para grandes quantidades de produtos, devido ao custo-benefício que apresenta.

Papel

Essa é uma das matérias-primas mais utilizadas, variando os formatos e as aplicações. As mais comuns são:

Papel Couché

possui um bom acabamento e baixo custo. Utilizado em aplicações de difícil colagem como o papelão.

Offset

é o tipo de papel para rótulos que é ideal para impressões a laser ou jato de tinta, além disso, é ótimo para fazer marcações à mão.

Papel térmico

utilizado principalmente na emissão de etiquetas de balcão, como em padarias e açougues.

BOPP, o queridinho das embalagens

Sem dúvida, o filme BOPP é o tipo de material mais usado para rótulos de embalagens, pois resistem a ambientes secos ou úmidos (como geladeiras e freezers industriais).
Existem dois tipos de filme BOPP: o térmico e o tradicional

BOPP Térmico

Resistentes, esse tipo de filme BOPP é especialmente utilizado para rótulos de alimentos congelados e para etiquetas de balcão. Esse material recebe um tratamento especial do papel térmico para resistir às altas temperaturas e umidade.

BOPP Tradicional

É o modelo mais econômico de filme, muito utilizado em rótulos e etiquetas, pois possui fácil aceitação à impressão térmica, resiste ao calor, à água e a danos.

Em geral, o filme BOPP tem mais vantagem sobre outros materiais, por exemplo:

  1. Resiste bem à água, pois não absorve umidade e não modifica a aparência estando em contato com umidade;
  2. Resistente a danos, como rasgos e atrito;
  3. Resistente à variação de temperatura;
  4. Pouca elasticidade, o que permite uma excelente adesão às superfícies, pois o rótulo não se movimenta depois de colado;
  5. Permite o armazenamento em rolos, em virtude de sua flexibilidade, o que consequentemente facilita o transporte.
  6. Por ter uma superfície mais regular do que papéis, permite impressões de maior qualidade.

O que levar em consideração no momento da escolha

Em suma, a melhor matéria-prima para o seu rótulo é aquela que apresenta uma durabilidade considerável, seja resistente a temperaturas diversas, à umidade, a gases e também à insolação.
Além disso, o material deve possuir qualidades de impressão que permitam a valorização do conteúdo que o rótulo irá descrever.
A Grafix oferece opções que se enquadram na sua necessidade, considerando qualidade e valor agregado.
Entre em contato e converse com um de nossos especialistas. Eles irão ajudar a identificar qual material se adapta melhor às condições da sua embalagem.

Instagram

Privacy Preference Center