Os processos de rotulagem de embalagens são tão importantes quanto o próprio processo de fabricação dos rótulos.
É na escolha da melhor forma de rotulagem que está o segredo para uma boa apresentação dos produtos. Há pelo menos duas formas de rotulagem, a manual e a mecanizada.

Mas afinal, qual delas se deve utilizar?

Rotulagem Manual

Utiliza-se a rotulagem manual geralmente quando há pouca quantidade de rótulos para inserir em embalagens. Nela, o processo é realizado de forma mais personalizada, pois é ideal para casos específicos em que não há grandes volumes de embalagens para rotular. Uma marca de cerveja artesanal é um bom exemplo de aplicação da rotulagem manual, pois não há necessidade de uma produção em massa desses produtos.

Limitadores:

Apesar de ser ideal para tiragens pequenas de embalagens, a rotulagem manual possui alguns limitadores no processo de aplicação de rótulos nas embalagens, por exemplo:

  • Serve apenas para quantidades pequenas, pois a rotulagem é feita peça a peça, de forma totalmente manual;
  • Todas as embalagens devem ser cilíndricas para não correr o risco de o rótulo ficar desalinhado ou amassado;
  • Há um limite de tamanho de embalagem, de acordo com o que a máquina de rotulagem manual comporta;
  • Esse processo leva um tempo maior de trabalho, devido aos ajustes a serem realizados. A cada mudança de tamanho ou tipo de embalagem, leva-se um tempo para ajustar manualmente o aparelho. Deve-se estar atento à distância da embalagem com a impressão e ao alinhamento da máquina com a embalagem para que a impressão do rótulo saia perfeita.

Rotulagem Mecanizada

Na rotulagem mecanizada, como o próprio nome sugere, o processo é totalmente mecânico. Em alguns casos, há máquinas que permitem alguma intervenção manual, para ajustes específicos. A rotulagem mecanizada, totalmente automática, possui algumas características importantes, que devem ser levadas em consideração no momento da escolha do processo de rotulagem ideal para seus produtos:

  • Indicada para tiragens superiores a cem mil unidades de cada modelo, pois o tempo de ajuste e a perda de rótulos para este ajuste não compensam para tiragens menores;
  • Em tiragens superiores a cem mil unidades, indica-se ter um equipamento exclusivo para cada tamanho de frasco para evitar ajustes excessivos no equipamento;
  • Na produção em massa de rótulos, o processo mecanizado, automático, agiliza o trabalho, sendo utilizado em grandes empresas para um volume maior de produção.

Limitadores

Mesmo sendo uma excelente opção para agilidade nos processos, esse tipo de rotulagem possui alguns limitadores, que devem ser observados:

  • Processo de rotulagem generalizada, sem personalização individual dos produtos;
  • Deve-se respeitar a indicação de mais de cem mil tiragens para não perder tempo ajustando a máquina na troca de produto;
  • Numa mesma escala de produção, todas as embalagens devem ser padrão, pois a definição da altura, distância e local de colagem dos rótulos é feita anteriormente, configurada antes de iniciar a produção.

Seja rotulagem manual ou mecanizada, o importante é escolher o processo ideal para cada tipo de demanda que sua empresa tenha. A Grafix possui ainda uma rotuladora automática por encomenda que atende tanto pequenas como médias tiragens.
Caso tenha alguma dúvida, procure um de nossos profissionais que indicarão o melhor tipo de rotulagem, de acordo com as particularidades do seu produto.